Passagens, hotéis e serviços.

A Michelle Tour utiliza os cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar e fechar

0
Uncategorized

Para que não hajam grandes problemas, é sempre necessário ficar ligado à documentação antes, durante e depois de qualquer viagem! Por isso, separamos aquilo que é essencial para que você tenha uma experiência tranquila e uma viagem extraordinária.

Documentos para viagens nacionais

Os documentos necessários para viajar de avião dentro do território brasileiro devem ter foto, validade e fé pública. Porém, nem todos os documentos com foto são aceitos. Aqueles permitidos são:

  • Registro Geral (RG);
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Título de eleitor eletrônico;
  • Carteira funcional;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para maiores de 16 anos;
  • Documento Nacional de Identidade (DNI);
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);
  • Identidades de diplomatas e cônsules; 
  • Cartões de identidade emitidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo a nível federal e estadual;
  • Cartões de identidade emitidos por órgãos subordinados à Presidência da República.

Pode ser apresentado o documento original ou a cópia autenticada no cartório. É essencial verificar se o documento escolhido para viajar tem até 10 anos de emissão e se as informações dele correspondem às do cartão de embarque.
Para embarcar destino a algum país do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) ou para países que possuem acordo de viagem com o Brasil, também é permitido viajar sem passaporte. Portanto, só é preciso a obtenção de algum documento com foto da lista acima.

Documentos para viagens internacionais

No caso das viagens ao exterior, é indispensável ter um passaporte válido, o visto de entrada no país e o certificado de vacinação caso necessário. Também é importante verificar as regras da nação de destino no tocante aos documentos para viajar de avião. Além disso, é relevante levar um documento com foto, para maior segurança do passageiro.

Situações Especiais

Embarque com Animais

O transporte de animais em avião ocorre de acordo com as normas das companhias aéreas, que variam. Mas, em geral, para voos domésticos, o animal deve estar com as vacinas em dia e ter um atestado de saúde para a viagem. Para mais informações clique aqui.

Menores de 18 anos

Para viajar com o menor de avião é preciso estar com o RG ou Certidão de Nascimento em mãos (para embarcar dentro do Brasil). É necessário que a criança/adolescente esteja acompanhada com os dois pais, mas caso estejam na companhia de apenas um deles ou de um parente, é exigida uma autorização do pai faltante ou de ambos os pais, autenticada em cartório e expressa em três vias.

Caso o menor esteja desacompanhado, é requerido um formulário do site da Agência Nacional de Aviação Civil, autorizando a viagem. O mesmo precisa ser preenchido pelos responsáveis. Em geral, a idade mínima para viajar sozinho é de cinco anos, mas algumas companhias exigem idades maiores.

Gravidez

Além de seus documentos pessoais, a partir das 35 semanas, a passageira deve apresentar o atestado médico de gestante e o cartão pré-natal. No aeroporto, também é solicitada a assinatura de um termo de responsabilidade.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X